Por dentro do Dia do Folclore: curiosidades e como celebrar!
Celebrado mundialmente, o Dia do Folclore é uma ode à cultura popular, transmitindo de geração em geração costumes, danças, festas e crenças. Marcado todo dia 22 de agosto, essa data é uma oportunidade para valorizar as tradições que definem nossa identidade.
Mas como surgiu o Dia do Folclore? A história remonta a 22 de agosto de 1846, quando o arqueólogo William John Thoms cunhou o termo "folklore" em uma carta ao Athenaeum, popularizando a ideia de preservação das tradições populares.
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado pelo decreto n.º 56.747 em 17 de agosto de 1965, homenageando nossa rica cultura desde então. O I Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951, e a Carta do Folclore Brasileiro são marcos importantes que fortaleceram o estudo e a valorização do nosso folclore.
E quem são os personagens do Folclore Brasileiro? Conheça cinco lendas fascinantes:
⦁ Saci-Pererê: Originário das tribos indígenas do sul, Saci é um menino travesso de uma perna só, com gorro vermelho e cachimbo, conhecido por suas travessuras com um redemoinho.
⦁ Cuca: Uma figura temida, Cuca, a mulher-jacaré, surgiu para assustar crianças desobedientes, ganhando destaque no universo de Monteiro Lobato.
⦁ Curupira: Protetor da natureza com cabelos vermelhos e pés virados para trás, Curupira é uma figura mística que vem das lendas indígenas.
⦁ Mula sem cabeça: Originária da Espanha e Portugal, essa lenda colonial fala de uma mulher amaldiçoada transformada em mula com fogo no lugar da cabeça.
⦁ Iara: Conhecida como Mãe D’água, Iara atrai com sua bela voz os homens para os rios, sendo retratada como metade mulher, metade peixe.
Atividades para o Dia do Folclore
Muitas atividades são realizadas no Dia do Folclore, principalmente na educação infantil. Confira abaixo algumas ideias que podem ser realizadas nessa data:
⦁ Contar lendas;
⦁ Cantar músicas folclóricas;
⦁ Apresentar danças folclóricas;
⦁ Desenhar e pintar personagens do folclore;
⦁ Produzir painéis e murais alusivos à comemoração;
⦁ Apresentar peças teatrais alusivas ao folclore;
⦁ Recitar provérbios e ditados populares.
Celebre o Dia do Folclore valorizando essas histórias e práticas fascinantes que enriquecem nossa cultura. Compartilhe esses costumes com as próximas gerações e mantenha viva a magia do nosso folclore brasileiro!
Fonte: https://modobrincar.rihappy.com.br/dia-do-folclore-curiosidades-sobre-a-data-e-como-comemora-la/
Digite a senha para acessar!